Mediação de Conflitos entre Alunos e Professores



          Com o passar dos anos podemos notar um aumento gigantesco nos conflitos ocorridos entre alunos e professores dentro das escolas. Segundo Martinez Zampa (2005), eles podem ser caracterizados pelos seguintes problemas: não entender o que explicam; notas arbitrárias; divergência sobre critério de avaliação; avaliação inadequada (na visão do aluno); discriminação; falta de material didático; não serem ouvidos (tanto alunos quanto docentes); desinteresse pela matéria de estudo. 


Chrispino (2007, p.16), fala sobre a causa para tais divergências, ele diz que “com a massificação, trouxemos para o mesmo espaço alunos com diferentes vivências, expectativas, sonhos, valores, culturas e com diferentes hábitos, mas a escola permaneceu a mesma! Parece obvio que este conjunto de diferenças é causador de conflitos que, quando não trabalhados, provocam uma manifestação violenta. Eis, na nossa avaliação, a causa primordial da violência escolar “. Que faz com o que deveria ser uma relação saudável entre aluno-professor, venha a ser um grande desafio de restauração da paz.

A violência tem mais possibilidades de surgir num clima onde normas são arbitrárias, elaboradas sem a participação dos alunos, inconsistente e pouco claras, sem que os implicados em seu comprimento saibam quando são obrigatórias e quando podem deixar de ser cumpridas. Onde não existe uma definição clara de até aonde vai à liberdade individual e a liberdade de cada um deve limitarse diante da ordem e do direito dos demais (FERNANDEZ, 2005). Devido a isso em 2010 foi iniciado no estado de São Paulo o projeto Professor Mediador Escolar e Comunitário, a partir da Resolução SE Nº 19/2010, na tentativa de reverter e se adaptar aos problemas enfrentados atualmente nesse meio. Para o ministério publico do estado de São Paulo:

... a "instituição do Professor Mediador é uma ação de política pública que atende ao estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional". Ressaiu ainda que "a mediação surge como forma alternativa de resolução dos conflitos, onde o mediador, figura imparcial, atua com o propósito de estimular para que as partes cheguem a um acordo mutuamente, contribuindo para novas formas de cooperação, solidariedade, confiança e reorientação das relações sociais". (Notícias do Ministério Público do Estado de São Paulo, 10/10/2017) 

Esse projeto visa formar os membros da sociedade acadêmica em mediadores, capacitando-os a resolver seus conflitos aluno/professor por meio do diálogo, transformando e ampliando as chances do docente de entender melhor sobre o assunto e melhorar seu rendimento dentro da sala de aula. O curso para formação de mediadores está disponível por EAD que envolve uma série de etapas, dentre elas a: avaliação do perfil e currículo, formação para a modalidade, avaliação do processo formativo, definição de atribuições e modelo de interação de professores/mediadores online e também presenciais. Onde irão aprender métodos de mediação e como aplicá-la no dia-a-dia. Tudo para melhor desenvolvimento e resultados satisfatórios do projeto.

O professor que adota essa ideia aprende a ter uma visão diferente de seus alunos, entendendo que a maior causa da criação de conflitos entre eles se dá pela falta de comunicação de ambos, sendo assim passa a aplicar durante e fora das aulas o ato da mediação, fazendo com que os conflitos que antes existiam por qualquer divergência, reduzir. E os alunos por sua vez participando do programa, sendo compreendidos, e seus problemas tratados com atenção e diálogo mostram uma melhora significativa em seu desempenho e comportamento individual/social dentro do seu ambiente de estudo.  



Referencias:

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a02v1554

MARTINEZ ZAMPA, D. Mediación educativa y resolucion de conflictos: modelos de implementacion. Buenos Aires: Edicones Novedades Educativas, 2005.

FERNANDEZ, Izabel. Prevenção da violência e solução de conflitos: o clima escolar como fator de qualidade. São Paulo: Madras, 2005.

Resolução SE 19, de 12-2-2010 - Institui o Sistema de Proteção Escolar na rede estadual de ensino de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas