Mediação de Conflitos entre Alunos e Professores
Com o passar dos anos podemos
notar um aumento gigantesco nos conflitos ocorridos entre alunos e professores dentro
das escolas. Segundo Martinez Zampa (2005), eles podem ser
caracterizados pelos seguintes problemas:
não entender o que explicam; notas arbitrárias; divergência sobre critério de
avaliação; avaliação inadequada (na visão do aluno); discriminação; falta de
material didático; não serem ouvidos (tanto alunos quanto docentes);
desinteresse pela matéria de estudo.
Chrispino (2007, p.16), fala sobre a causa para tais
divergências, ele diz que “com a massificação, trouxemos para o mesmo espaço
alunos com diferentes vivências, expectativas, sonhos, valores, culturas e com
diferentes hábitos, mas a escola permaneceu a mesma! Parece obvio que este
conjunto de diferenças é causador de conflitos que, quando não trabalhados,
provocam uma manifestação violenta. Eis, na nossa avaliação, a causa primordial
da violência escolar “. Que faz com o que deveria ser uma relação
saudável entre aluno-professor, venha a ser um grande desafio de restauração da
paz.
A
violência tem mais possibilidades de surgir num clima onde normas são
arbitrárias, elaboradas sem a participação dos alunos, inconsistente e pouco
claras, sem que os implicados em seu comprimento saibam quando são obrigatórias
e quando podem deixar de ser cumpridas. Onde não existe uma definição clara de
até aonde vai à liberdade individual e a liberdade de cada um deve limitar‐se diante da ordem e do
direito dos demais (FERNANDEZ, 2005). Devido a isso em 2010 foi iniciado no
estado de São Paulo o projeto Professor Mediador Escolar e Comunitário, a partir
da Resolução SE Nº 19/2010, na tentativa de reverter e se adaptar aos problemas
enfrentados atualmente nesse meio. Para o ministério publico do estado de São
Paulo:
... a
"instituição do Professor Mediador é uma ação de política pública que
atende ao estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional".
Ressaiu ainda que "a mediação surge como forma alternativa de resolução
dos conflitos, onde o mediador, figura imparcial, atua com o propósito de
estimular para que as partes cheguem a um acordo mutuamente, contribuindo para
novas formas de cooperação, solidariedade, confiança e reorientação das
relações sociais". (Notícias do Ministério Público do Estado de São Paulo,
10/10/2017)
Esse projeto
visa formar os membros da sociedade acadêmica em mediadores, capacitando-os a
resolver seus conflitos aluno/professor por meio do diálogo, transformando e
ampliando as chances do docente de entender melhor sobre o assunto e melhorar
seu rendimento dentro da sala de aula. O curso para formação de mediadores está
disponível por EAD que envolve uma série de etapas, dentre elas a: avaliação do
perfil e currículo, formação para a modalidade, avaliação do processo
formativo, definição de atribuições e modelo de interação de
professores/mediadores online e também presenciais. Onde irão aprender métodos
de mediação e como aplicá-la no dia-a-dia. Tudo para melhor desenvolvimento e
resultados satisfatórios do projeto.
O
professor que adota essa ideia aprende a ter uma visão diferente de seus
alunos, entendendo que a maior causa da criação de conflitos entre eles se dá
pela falta de comunicação de ambos, sendo assim passa a aplicar durante e fora
das aulas o ato da mediação, fazendo com que os conflitos que antes existiam
por qualquer divergência, reduzir. E os alunos por sua vez participando do programa,
sendo compreendidos, e seus problemas tratados com atenção e diálogo mostram
uma melhora significativa em seu desempenho e comportamento individual/social
dentro do seu ambiente de estudo.
Referencias:
CHRISPINO, Álvaro. Gestão
do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação.
Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28,
jan./mar. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a02v1554
MARTINEZ ZAMPA, D. Mediación educativa y resolucion de
conflictos: modelos de implementacion. Buenos Aires: Edicones Novedades
Educativas, 2005.
FERNANDEZ, Izabel. Prevenção
da violência e solução de conflitos: o clima escolar como fator de qualidade.
São Paulo: Madras, 2005.
Resolução
SE 19, de 12-2-2010 - Institui o Sistema de Proteção Escolar na
rede estadual de ensino de São Paulo
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