Mediação em conflitos entre alunos
O âmbito escolar é um local onde há muitas
desavenças, sejam por diferença de interesses, desejos ou até mesmo por
preconceito. Pelo fato da diversidade de alunos, culturas e realidades
diferentes, a escola não consegue conter os conflitos, ainda mais se a escola
não acompanhar o crescimento social e suas diferenças.

Para Martinez
Zampa (2005, p. 31-32), os conflitos entre alunos podem ocorrer por:
·
mal-entendidos; brigas; rivalidade entre grupos;
discriminação; bullying; uso de espaços e bens; namoro; assédio sexual; perda
ou dano de bens escolares; eleições (de variadas espécies); viagens e festas.
E a mediação nesses casos pode ser de suma
importância, a fim de resolver os conflitos entre alunos. Muitos dos alunos que
participam da mediação, apresentam não só melhora no rendimento escolar como
também desenvolvem sua capacidade de compreender melhor as diferenças de cada
um, o que traz um importante aprendizado para a vida em sociedade, tanto dentro
quanto fora da escola.
A mediação no conflito entre alunos deve ser
conduzida de forma com que os alunos conversem entre si e aprendam a respeitar
as diferenças, cada um expondo sua razão para tal conflito, com o professor ou
qualquer outro ente pedagógico como mediador, deixando as duas partes conversarem
entre si.
Um exemplo prático desses conflitos é o
bullying, uma forma de intimidação por parte de uma pessoa ou grupo. Através da
mediação, colocando os alunos para conversar e ambos expondo seus interesses,
com a participação de um mediador, como dito no parágrafo acima, é possível que
o conflito seja resolvido da melhor forma, acabando com o conflito e
restaurando a paz.
O conflito faz parte de nossa vida pessoal e
está presente nas instituições. ‘É melhor enfrentá-lo com habilidade pessoal do
que evita-lo’(HEREDIA, 1998 apud
CHRISPINO, 2004)
O rendimento escolar dito acima, se enquadra
no sentido de quê, uma sala de aula sem conflitos é uma sala de aula rentável,
o aluno tem ânimo em ir para a escola sabendo que não irá ter dores de cabeça e
nem sofrer algum tipo de perseguição por parte de outros alunos.
Destarte, se faz necessário a mediação nos
conflitos entre alunos, não apenas para uma melhora no ambiente escolar, dentro
de sala, mas também para o crescimento social de cada um dos alunos.
Referências:
CHRISPINO, Álvaro. Gestão
do conflito escolar: da classificação dos
conflitos aos modelos de
mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de
Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007. Disponível
em:
http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a02v1554
MARTINEZ ZAMPA, D. Mediación
educativa y resolucion de conflictos:
modelos de
implementacion. Buenos Aires: Edicones Novedades Educativas, 2005.
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