Mediação em conflitos entre alunos


O âmbito escolar é um local onde há muitas desavenças, sejam por diferença de interesses, desejos ou até mesmo por preconceito. Pelo fato da diversidade de alunos, culturas e realidades diferentes, a escola não consegue conter os conflitos, ainda mais se a escola não acompanhar o crescimento social e suas diferenças.
Os desentendimentos entre os alunos variam da faixa etária. Quando são novos, envolve apelidos de mau gosto, brigas por conta de brinquedos. Quando mais velhos, é aí que a cultura e realidades diferentes começam a agir. O aluno que não se engloba a tal grupo, sofre diversas formas de humilhação e exclusão, e esses grupos envolvem sexualidade, modo de se vestir ou até mesmo modo de ser.

Para Martinez Zampa (2005, p. 31-32), os conflitos entre alunos podem ocorrer por:

·         mal-entendidos; brigas; rivalidade entre grupos; discriminação; bullying; uso de espaços e bens; namoro; assédio sexual; perda ou dano de bens escolares; eleições (de variadas espécies); viagens e festas.

E a mediação nesses casos pode ser de suma importância, a fim de resolver os conflitos entre alunos. Muitos dos alunos que participam da mediação, apresentam não só melhora no rendimento escolar como também desenvolvem sua capacidade de compreender melhor as diferenças de cada um, o que traz um importante aprendizado para a vida em sociedade, tanto dentro quanto fora da escola.
A mediação no conflito entre alunos deve ser conduzida de forma com que os alunos conversem entre si e aprendam a respeitar as diferenças, cada um expondo sua razão para tal conflito, com o professor ou qualquer outro ente pedagógico como mediador, deixando as duas partes conversarem entre si.
Um exemplo prático desses conflitos é o bullying, uma forma de intimidação por parte de uma pessoa ou grupo. Através da mediação, colocando os alunos para conversar e ambos expondo seus interesses, com a participação de um mediador, como dito no parágrafo acima, é possível que o conflito seja resolvido da melhor forma, acabando com o conflito e restaurando a paz.

O conflito faz parte de nossa vida pessoal e está presente nas instituições. ‘É melhor enfrentá-lo com habilidade pessoal do que evita-lo’(HEREDIA, 1998 apud CHRISPINO, 2004)

O rendimento escolar dito acima, se enquadra no sentido de quê, uma sala de aula sem conflitos é uma sala de aula rentável, o aluno tem ânimo em ir para a escola sabendo que não irá ter dores de cabeça e nem sofrer algum tipo de perseguição por parte de outros alunos.
Destarte, se faz necessário a mediação nos conflitos entre alunos, não apenas para uma melhora no ambiente escolar, dentro de sala, mas também para o crescimento social de cada um dos alunos.





Referências:

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos
conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de
Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a02v1554

MARTINEZ ZAMPA, D. Mediación educativa y resolucion de conflictos:
modelos de implementacion. Buenos Aires: Edicones Novedades Educativas, 2005.


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