MEDIAÇÃO ESCOLAR
Mediação escolar
A mediação se tornou um meio
mais simples e prático de resolução de conflitos e é também aplicada no âmbito
escolar, com o intuito de poder restaurar as relações e os vínculos entre os
alunos e professores da instituição, independentemente da idade. A mediação
consiste na resolução de um conflito através de uma conversa entre as partes em
uma mesa com um mediador que somente estabelece as regras sem poder intervir
nas decisões, de forma que as mesmas se conciliem e entrem em um acordo
resolvendo o problema.
A todo momento é preciso
reconhecer que em algumas situações existem opiniões divergentes de outras
pessoas, podendo gerar um conflito. Portanto a escola, como possui grande
envolvimento entre pessoas, resulta em um ambiente proveniente a existência de
conflitos, podendo ser tanto conflitos entre os próprios alunos, como também
professores, funcionários ou até dos pais.
Contudo é importante sejam
desenvolvidos programas de mediação dentro das escolas. Estes poderão ensinar
aos alunos e às demais pessoas que convivem no ambiente escolar a respeitar as
divergências, surgindo então a construção de novos entendimentos, promovendo um
diálogo saudável que respeite as diferenças de opiniões. Existem diversos
programas de mediação escolar, desse modo a mediação funciona podendo ser
dividida em cinco categorias, são elas:
- Modelo aluno ajudante [1]:
Neste caso, os próprios alunos são capacitados em mediação e treinados em
habilidades de comunicação e resolução de conflitos para mediar e ajudar
os outros alunos e também pode ser feito em um modelo no qual os alunos
maiores mediam os conflitos dos alunos menores;
- Modelo de mediação em rede [2]:
O objetivo deste modelo criar uma rede de mediadores na escola para mediar
todos os conflitos relacionados com o ambiente escolar, inclusive com a
ajuda de profissionais e mediadores externos que formam uma rede de apoio
à escola;
- Modelo professores-alunos [3]:
Neste modelo, as próprias pessoas do centro educacional, em especial os
professores, são capacitados para atuar como mediadores nas questões e
conflitos da própria escola. Os alunos também podem ser capacitados, mas
neste caso somente membros da própria comunidade escolar irão atuar na
mediação dos conflitos.
- Programa de Competência Social [4]:
Este programa desenvolvido pela Comunidade da Catalunha não é propriamente
um programa de mediação e teve como objeto a formação e capacitação dos
alunos em competências pessoais, emocionais e sociais, para favorecer a
existência de boas relaciones interpessoais dentro e fora da escola,
ocorrendo assim uma melhora na convivência e a diminuição dos conflitos;
- Círculos Restaurativos/Justiça Restaurativa: Os
círculos restaurativos ou de paz são encontros nos quais toda a
comunidade, os alunos, pais e professores, tratam dos principais problemas
ou conflitos existentes na escola e através do diálogo buscam soluções com
a participação de todos, inclusive com a possibilidade de escuta das
vítimas e agressores nos casos de bullying e violência.
Os
principais conflitos no ambiente escolar que podem ser resolvidos através da
mediação escolar seriam “Podem ser objeto de uma mediação os conflitos entre
alunos, entre alunos e professores, entre professores, pais e professores,
casos de indisciplina e bullying, atos infracionais de menor gravidade,
casos de violência entre alunos e até mesmo conflitos com a vizinhança e o
entorno escolar.” (FREITAS GOUVÊA NETO, 2017)
Vale
a pena ressaltar que a mediação escolar envolve toda instituição, ou seja, todos
que fazem parte do ambiente escolar que tem grande relação com os alunos e não
somente envolve aos alunos.
A
mediação escolar para os alunos é de alta importância, pois a partir desse modo
de resolução de conflitos é demonstrado uma forma de aprendizado e crescimento
de uma forma que consigam administrar seus próprios conflitos podendo sempre
solucionar de forma positiva as divergências tanto escolares como também na
vida pessoal.
Por
fim, esse modo de resolução de conflito tende a melhorar a relação entre alunos
e demais do ambiente escolar de forma mais harmônica e saudável, ensinando a
respeitar tais divergências e traz como aprendizado e melhoria tanto na vida
escolar como pessoal dos envolvidos.
Referências:
[1] Veja FERNANDEZ, Isabel. VILLAOSLADA,
Emiliana, FUNES, Silvina. Conflito no centro escolar. O aluno ajudante.
Madrid, 2002: Ed. Catarata.
[2]
Veja BOQUÉ TORREMORELL. Tempo de mediação. Barcelona, 2005: Ed. Ceac.
[3]
Veja TORREGO SEIJO, Juan Carlos. Mediação de conflitos em instituições educativas.
Madrid, 2000: Ed. Narcea.
[4]
Veja SEGURA, Manuel. Um programa de competência social.
FREITAS GOUVÊA NETO, Flávio. A mediação de conflitos nas escolas, 2017.
Disponível em: <https://freitasgouvea.jusbrasil.com.br/artigos/469668509/a-mediacao-de-conflitos-nas-escolas/>.
Acesso em: 16 de março. 2019.
👏👏👏 muito bom o texto
ResponderExcluirPARABÉNS