Mediação em Conflito Escolar

Segundo
Martinez Zampa (2005, p. 31-32), os conflitos podem ser caracterizados:
•
Entre docentes, por: falta de comunicação; interesses
pessoais; questões de poder; conflitos anteriores; valores diferentes; busca de
“pontuação” (posição de destaque); conceito anual entre docentes; não-indicação
para cargos de ascensão hierárquica; divergência em posições políticas ou
ideológicas.
•
Entre alunos e docentes, por:
não entender o que explicam; notas arbitrárias; divergência sobre
critério de avaliação; avaliação inadequada (na visão do aluno); discriminação;
falta de material didático; não serem ouvidos (tanto alunos quanto docentes);
desinteresse pela matéria de estudo.
•
Entre alunos, por: mal-entendidos; brigas; rivalidade
entre grupos; discriminação; bullying; uso de espaços e bens; namoro; assédio
sexual; perda ou dano de bens escolares; eleições (de variadas espécies);
viagens e festas.
•
Entre pais, docentes e gestores, por: agressões ocorridas entre alunos e
entre os professores; perda de material de trabalho; associação de pais e
amigos; cantina escolar ou similar; falta ao serviço pelos professores; falta
de assistência pedagógica pelos professores; critérios de avaliação, aprovação
e reprovação; uso de uniforme escolar; não-atendimento a requisitos
“burocráticos” e administrativos da gestão.
Professores
e alunos dão valores diferentes as mesmas ações e reagem diferentemente aos
mesmos atos, e isso acaba gerando o que chamamos de conflito escolar. Portanto,
devido a variação de pessoas que se englobam nas escolas ela acaba se tornando
palco de conflitos. E se os conflitos
são inevitáveis, precisamos aprender o ofício da mediação de conflito e
aplicá-lo, para intervir entre os jovens e os professores, procurando uma
alternativa e um meio de solucionar o problema de modo que seja mutualmente
aceitável. (CHRISPINO, 2007)
É
importante que haja a introdução da mediação nas escolas, mas para isso as
escolas têm que aceitar o fato de que existem conflitos em seu âmbito, e que
eles devem ser superados, há fim de que a escola cumpra com suas reais
finalidades.
Existe
dois tipos de escolas:
1. Aquela
que reconhece a existência do conflito e o transforma em oportunidade, onde
valorizam o conflito e acaba trabalhando com essa realidade
2. Aquela
que nega o fato da existência de um conflito, e tem que lidar com a
manifestação violenta que acaba gerando.
Pensar
na introdução da mediação de conflito no currículo escolar seria uma
oportunidade para verbalizar a questão e tonar claro o que se espera dos jovens
no conjunto de comportamentos sociais. (CHRISPINO,
2007)
Kmitta
(1999, p. 293) ensaia um estudo de resultados quantitativos a partir de alguns programas
de mediação escolar nos Estados Unidos.
Resumo
de estudos que documentam mediações e porcentagens de êxito:
NOME
|
ANO DO ESTUDO
|
ESTADO
|
Nº DE MEDIAÇÕES
|
ÊXITO (%)
|
Kmitta e Berlowitz
|
1993/95
|
Ohio
|
256
|
82,2%
|
Model School
|
1993/94
|
Georgia
|
126
|
126 96,8 %
|
Jones e Carlin
|
1992/94
|
Pennsylvania
|
367
|
90,0%
|
Judge
|
1989/90
|
Ohio
|
125
|
100%
|
Hamlin
|
1993/94
|
Illinois
|
47
|
94,0%
|
Hart
|
1993/94
|
Indiana
|
350
|
97,0%
|
A
mediação é um meio de orientar as pessoas em relação ao seu comportamento
social. A mediação trás novas formas de cooperação e confiança, para que
podemos ser mais maduros ao se resolver um conflito, seja, ele pessoal ou em
grupo.
Referências
CHRISPINO, Álvaro. Gestão
do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação.
Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28,
jan./mar. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a02v1554
MARTINEZ ZAMPA, D. Mediación educativa y resolucion de
conflictos: modelos de implementacion. Buenos Aires: Edicones Novedades
Educativas, 2005.
KMITTA, D. Pasado y futuro de la evaluación e los programas de resolución de
conflitos escolares. In: BRADONI, F. (Comp.). Mediación escolar. Buenos
Aires: Paidos, 1999.
Muito bom, parabéns pelo texto.
ResponderExcluirExcelente trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo texto, bem explicativo.
ResponderExcluirBem explicado. Belo texto, a mediacao é um ótimo campo para pesquisa e trabalho acadêmico.
ResponderExcluirExcelente artigo, de fácil entendimento para leigos. Parabéns.
ResponderExcluirParabéns excelente texto
ResponderExcluirMuito bom Parabéns
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